Ah os Delfins, a banda do Miguel Ângelo pois claro!
Sim aquele rapaz que era júri do grande programa da SIC nos anos 90, o fantástico "Chuva de Estrelas" mas atenção que Miguel Ângelo fez também questão de apresentar o também brilhante "Cantigas da Rua".
Mas chega de restringir a banda a um só membro, mesmo que aquele cabelo amarelo que ele exibia nos anos 90 perdure na memória colectiva dos telespectadores.
Falando mais a sério os Delfins foram formados nos anos 80 mais precisamente em 1981 (ainda sem Miguel Ângelo), entre todos os integrantes da banda a lista daqueles que fizeram parte da banda é extensa, mas na minha opinião alem de Miguel Ângelo que considero ser um optimo vocalista e que o pior defeito é ser adepto do Svordem ( mas isso é outra conversa), penso que é justo falar de Fernando Cunha (guitarra) e Rui Fadigas (baixo) que muito deram a música Portuguesa.
Vamos então a alguns factos da carreira dos Delfins:
Em 1981, Fernando Cunha (guitarra), João Carlos (baixo) e Silvestre (teclas) começam a ensaiar numa garagem.
No ano seguinte entra Miguel Ângelo, o irmão mais novo de João Carlos, que canta o "Amor" dos Heróis do Mar como teste de admissão na banda.
António Cunha, irmão de Fernando e empresário do grupo, baptiza o grupo de "Delfins", num intervalo das misturas do 1º single.
Participam no Festival RTP da Canção em 1985 com o tema "A Casa da Praia" que fica em último lugar, mas tambem com concorrentes tão fortes como Adelaide Ferreira (vencedora) ou Nelo Silva (?) nao seria de esperar outra coisa...
Outro marco foi a actuação na primeira parte do concerto de Tina Turner no estádio de Alvalade, eu sei que quem tem menos de 18 anos neste momento esta a pensar: "Mas quem é a Tina Turner?" obviamente que não me vou dar ao trabalho de explicar façam uma pesquisa no google por algo como: "moça que foi agredida pelo marido, fugiu de casa e depois foi cantora, fim"
Rui Fadigas (que voltou ao grupo mais tarde) e Jorge Quadros saem do grupo e são substituídos por Pedro Ayres Magalhães (sim aquele senhor dos Herois do Mar e dos Madredeus) e Emanuel Ramalho.
Miguel Ângelo, Fernando Cunha e Pedro Ayres Magalhães são três dos elementos fundadores do projecto Resistência.
Em 1992, os Delfins actuam em Sevilha, durante a Expo 92.
Em Dezembro de 1995 desse ano é editada a compilação "O Caminho da Felicidade", com os inéditos "A Nossa Vez" e "Sou Como Um Rio", que se torna um grande êxito.
Eu tenho para mim que todos os cidadãos deste pais de facto tem em sua casa uma copia original do primeiro Best Of dos Delfins e uma cópia do "Crossroad" dos Bon Jovi, mas isso ja é outra história...
Participam na banda sonora do filme "Adeus Pais" com "Um Sonho Teu". É editado o álbum "Saber A~Mar", que por sua vez vendeu mais que o Viagra...
Em 1997, a União Lisboa e a BMG homenagearam o grupo com a atribuição de um "Golfinho de Ouro" por vendas superiores a 500.000 discos. Ainda nesse ano esgotam 3 noites do Coliseu dos Recreios e actuam na Brixton Academy, em Londres. Dora abandona o grupo nesse ano.
Em 1998 é editado em alguns países o álbum "Azul" com versões cantadas em castelhano, sim eles atreveram-se.
São também editados os álbuns "Invisível" de Fernando Cunha e "Timidez" de Miguel Ângelo.
O grupo edita, em 2000, o álbum "Del7ins" que não obtém o sucesso desejado. O grupo é o escolhido para cantar o tema do genérico do programa "Big Brother".
Em 2003 é editada a compilação "Caminho da Felicidade II". O disco inclui os inéditos "Ouve" e "O Teu Nome" e uma nova versão de "1 Lugar ao Sol", talvez o primeiro sinal que as coisas não iam nada bem…
Em 2007 é editado o álbum "Delfins" que foi gravado em Inglaterra.
Em 7 de Julho de 2008 anunciaram que decidiram terminar a sua carreira e abandonar os palcos em 2009, quando completam 25 anos de actividade.
O suposto último concerto dos Delfins foi a 31 de Dezembro de 2009 em Cascais.
Em Dezembro de 2008 saiu o último álbum de originais dos Delfins, "A Solidão do Sonhador e Outros Vôos do Grande Urso Branco" agora sinceramente com um titulo destes esperavam vender alguma coisa?
E assim esta contada a história destes rapazes de Cascais ou não...
A banda foi de facto muito importante nos anos 80/90 e a sua popularidade e vendas de CDs chegou a ultrapassar por exemplo a dos Xutos e Pontapés...
Então o que falhou?
Perguntam vossas excelências e muito bem, pois eu respondo (na minha opinião obviamente), a banda simplesmente não soube aproveitar a embalagem que trazia dos anos 90 e das super-hiper-mega vendas do "Caminho da felicidade" e "Saber a-mar".
Singles como "Sou como um rio" nao mais apareceram em vez disso apareceram pérolas como "Sharon Stone"...
Parecia que faltavam ideias e sobretudo a energia das letras das músicas não era a mesma, e com a mudança do panorama musica nacional com entrada de muitas bandas que cantavam inglês e também com alguma estupidificação do público que prefere ouvir "check it outs" e outras morangadas...
A verdade é que nos anos 2000 a banda foi muitas vezes alvo de gozo e piadas do tipo: mas ainda existem?
.Este single/video na minha opinião marcaram o fim dos Delfins, atenção para aqueles oculos do futuro usados pelo Miguel Angelo no vídeo, muito vanguardistas
De facto por vezes parece cruel falar assim da banda que gravou autênticos hinos da minha geração como "Nasce Selvagem" ou "Um lugar ao sol", são daquelas músicas que nós que temos mais de 20 anos sabemos de cor e por muitos anos que estejamos sem as ouvir sabem sempre bem recordar.
Por outro lado a banda também teve alguma culpa no estado de desgraça que caiu na viragem do milénio os Delfins foram das bandas que mais venderam no nosso pais nos anos 90, para isso a popularidade de Miguel Ângelo também foi importante com o seu mediatismo televisivo mas tambem pela qualidade de músicas como "Sou como um rio" entre outras.
No entanto a entrada na primeira década de 2000 trouxe músicas como "Sharon Stone" cujo refrão era algo do género: "não sejas sili, não sejas sili, não sejas silicone...oh sim como a Sharon Stone" (brutal eu sei) quer dizer quem já tinha escrito algo como "mais do que a um patrão, que a uma rotina ou profissão, mais do que a um partido, que a uma equipa ou religião,tu pertences a ti, não és de ninguém...", a diferença é óbvia.
Sendo assim o grupo entrou em declínio e a saída de Fernando Cunha mesmo antes da última tournée não deixava dúvidas...
Bem resumindo para mim os Delfins eram e são um ícone da música Portuguesa, não esquecer que Miguel Ângelo e Fernando Cunha estiveram na origem dos Resistência esse grande all-star da musica Portuguesa, uma banda que com certeza vai deixar saudades a muitos de nós.
1 comentário:
es demais
Enviar um comentário