sexta-feira, 30 de abril de 2010

Idolo ou Cromo nº7 : A Ala dos Namorados

Fundados como grupo em 1993 A Ala dos Namorados constituida por Nuno Guerreiro, João Gil, Manuel Paulo, João Monge e José Moz Carrapa, no entanto a ideia de se juntarem surgiu em 1992 e no inicio não contava ainda com Nuno Guerreiro que foi descoberto posteriormente numa discoteca (quem diria) da noite Lisboeta.
E temos assim a primeira formação da ALA dos Namorados, que grava o primeiro disco ALA DOS NAMORADOS (muito original) em 1994.

A Ala impôs-se naturalmente como um projecto musical peculiar na música portuguesa, primeiro pela voz do Nuno Guerreiro, com um registo de contratenor absolutamente original, e também pela sonoridade bastante ligada ao fado, mas sem qualquer preconceito em assumir as diferentes influências.

No entanto o sucesso nacional não veio nos primeiros tempos ao invés a banda começou por cantar em locais tão distintos como a Bélgica ou o Japão e a verdade é que conseguiu um sucesso assinalavel e sempre em Português.

Apesar do relativo sucesso na rádio em 1995 de uma música chamada "Os loucos de Lisboa"


.De facto há muitos...

O verdadeiro sucesso nacional deu-se assim apenas em 1999 quando após a gravação de um disco ao vivo é lançada uma música chamada "Solta-se o beijo" que conta com a colaboração de Sara Tavares e torna-se num dos maiores sucessos do ano.

Estavam lançadas as bases em que o sucesso dos Ala ia ser estabelecido, no ano seguinte editam mais um CD de nome "Cristal" onde se destaca o mega sucesso "Ao fim do mundo" cscrito imagine-se pelo ex menino de ouro da SIC João Baião.



Apesar do sucesso a banda, qual casal de namorados fartos de olhar para a tromba uns dos outros, decide dar um tempo e alguns membros dedicam-se a projectos paralelos e a solo como é o caso de Nuno Guerreiro que grava dois albuns a solo: "Carta de Amor " e "Tento Saber", este ultimo obteve um grande sucesso no Japão onde esteve varias semanas no TOP10 de vendas e uma das músicas foi usada no comercial da NISSAN, nada mau senhor Nuno Guerreiro.


.Ao fim do mundo...

Voltam a reunir-se em 2004 para a gravação em CD de um espectáculo ao vivo, depois seguem-se mais três anos de abstinência vocal e instrumental para voltarem em 2007 com o que ao tudo indica foi o ultimo CD gravado em conjunto pela banda e de nome "Mentiroso Normal"

Entretanto as aparições públicas de Nuno Guerreiro eram cada vez mais marcadas pelos gestos mais femininos e maneira diga-mos menos normal de se vestir deste menino, até que em 2009 decide abrir o jogo e revela que foi agredido com violência pelo homem com quem vivia...

Ainda assim ha que dar crédito ao moço por nunca ter escondido a sua preferencia sexual ao contrario de tantos outros que transpiram a sua escolha sexual por todos os poros do corpo mas que afirmam sempre ser muito machos...










--> Podiam ao menos ter escolhido outra foto...



Para concluir há que de facto reconhecer o grande valor desta banda e músicas como "Os loucos de Lisboa", "Solta-se o beijo"e "Ao fim do mundo" estão de certeza entre o melhor que se ouviu na nossa língua nos últimos 15 anos.

Há que valorizar talentos como João Gil ou o letrista João Monge e o valor vocal de Nuno Guerreiro que apesar de alguns penteados, sentido de moda e afirmações menos próprias à parte é de facto uma das melhores vozes deste País e não só.


Como tal e embora pese o facto de notoriamente não serem daquelas bandas que agradem a toda a gente e não terem (ao que pelo menos nos dão a intender ) um grande espírito de união temos que valorizar o que de bom deram e continuam a dar através de outros projectos a nossa música.

Sem comentários: