sexta-feira, 30 de abril de 2010

Idolo ou Cromo nº6 : Humberto Bernardo e os Bandamecos

Falar desta banda é falar de algo que muita gente desconhece, de facto o nome Humberto Bernardo para nós que vivemos os anos 90 pode parecer algo familiar, este senhor começou aquilo que até parecia ser uma carreira cheia de sucesso ao apresentar programas tão fabulosos como:
  • Os Principais, RTP 1996-1997
  • Aventura é Aventura, RTP 1996
  • Minas e Armadilhas, SIC 1996
  • Os Conquistadores, SIC 1995-1996
  • Não Se Esqueça Da Escova De Dentes, SIC 1995
  • Buéréré, SIC 1994
  • Tudo ou Nada, SIC 1994
De facto uma carreira promissora, não fosse ter sido o apresentador escolhido para o concurso de Miss Portugal em 1997...
Humberto cometeu o maior erro de sua carreira (sim ainda maior que apresentar o fantástico Buéréré), ao anunciar a Segunda Dama de Honor o nosso Humberto troca os papeis e os nomes ou seja a que foi anunciada como Segunda Dama de Honor afinal era a vencedora e a suposta vencedora a Dama de Honor, são coisas que podem acontecer em directo pensarão vocês, e de facto se Humberto fosse alguma tipa góstosa e pópósuda tal erro até podia passar, mas Humberto não o era, e depois de ter lançado com a sua banda um single chamado "A girafa da Brandoa" esta foi a gota que transbordou o copo...


.The miss Portugal 1997 incident...

Falando agora da sua famosa banda os grandes Bandamecos, é verdade que nos anos 90 era possível ter-se uma banda com um nome que não lembra a ninguém e mesmo assim aparecer no prime time da televisão em programas tão geniais como Big Show Sic ou o Buéréré, e foi isso que estes autênticos Bandamecos fizeram.


.Isso já nós calculávamos...

Singles como: "Guarda Repúblicana", "Girafa da Brandoa" possivelmente avistada após Bernardo e seus Muchachos terem fumado umas belas ganzas, ou ainda o inigualável "Sou Bandameco" (como se fosse preciso lembrarem-nos disso...)


.Live at Super Buéréré...

O sucesso foi fugaz e depois do incidente Miss Portugal, Humberto Bernardo foi atirado para os anais da história musical e televisiva Portuguesa, no entanto ainda antes do final da década de 90 Humberto teria mais um fantástico projecto em carteira, ele faria nada mais nada menos que o papel do famoso Ecoman!
Na busca pelo combate a poluição e maus hábitos de uso da água no planeta terra Humberto Bernardo vestido de leggings verdes e de capacete da mesma cor contracenava com grandes personagens como um vidrão, um rio, um chafariz, uma árvore e uma nuvem...


.Ecoman em grande...

Entretanto e depois de passar por programas tão fantásticos em 2001 como o canal programação da TV Cabo, Humberto tem aparecido aqui e ali em alguns programas de TV como convidado ou em filmes Portugueses como figurante.
Concluindo os "Bandamecos" são um acto tão underground que é quase impossível encontrar informação sobre eles até na internet, de qualquer maneira e graças ao talento de Humberto Bernardo é possível reviver clássicos desta inigualável banda.

6 comentários:

Nuno José disse...

O seu trabalho no programa "café Portugal" foi muito bom, uma pena o erro das misses os restantes erros de casting.

w3Rm disse...

Pode ser cromo, mas é graças a este gajo que tivemos as aventuras do Sargento Saraiva e do cabo Vicente, para alegrar às 10 horas da manhã na Rádio Universidade (Coimbra) (procurem no youtube por Sargento Saraiva). E não são todos que inseriram uma nova palavra no dicionário, com a famosa BERNARDA nas misses.

Humberto Bernardo disse...

Obrigado pelos textos e comentários. Humberto.

Anónimo disse...

gogds

Pedro Aquino disse...

Tenho que fazer um justo comentário à hilariante dupla de comediantes Cabo Vicente e Sargento Saraiva. Ainda hoje estive a ouvir no Youtube e chorei a rir!
Depois deles, seguiram-se outros grupos de comediantes, mas estes são sem dúvida os pioneiros.
Muitos parabéns, ainda muito actual!

Antubis disse...

Sargento Saraiva e Cabo Vicente, as estrelas da também muito saudosa Rádio Energia, 90.0, 92.4. Antes de ir para a escola, gravava sempre o sketch. E ainda tenho as cassetes! Pérolas dos anos 90. E o inesquecível Top do Miguelito.